Nos artigos anteriores vimos que um programa construído no paradigma de orientação a objetos é nada mais que uma coleção de objetos interagindo entre si, mas o que vem a ser um objeto? Na linguagem técnica, um objeto é uma instância de uma classe, e o que é uma instância? O ato de criar objetos a partir de uma ou várias classes se chama instanciação. Mas como é feito esse trabalho de criar objetos? Objetos são criados a partir de chamadas de procedimento, ou seja, de mensagens(métodos) enviadas por classes para que sejam criados novos objetos, mas agora, vem o ponto crucial deste assunto que estamos estudando, qual a classe correta, ou seja, qual a mais indicada para criar novas instâncias de outra classe(objetos)? Afinal, existem muitos deles dentro de um programa, e não é qualquer classe que pode sair criando objetos à vontade, portanto vamos à explicação:
Segundo o Padrão Criador (Creator), para que uma classe tenha a responsabilidade de criar instâncias de outra classe é necessário que se aplique o procedimento a seguir: Vamos supor que existam duas classes A e B, a classe responsável por criar instância da outra será aquela em que mais de uma das seguintes condições se aplicar:
a. B agrega objetos da classe A.
b. B contém objetos da classe A.
c. B registra instâncias da classe A.
d. B usa muitos objetos da classe A.
e. B possui os dados usados para inicializar A.
Um comentário:
massa valeu pelo esclarecimento
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