terça-feira, 1 de abril de 2008

Padrão controlador

aula 15 (breve resumo, sujeito a modificações)


Um evento de entrada de um sistema é um evento gerado por um ator externo. Ele está associado com operações do sistema, operações do sistema em resposta a eventos do sistema, da mesma forma que os métodos e as mensagens estão relacionados. O padrão responsável por tratar os eventos do sistema é chamado de padrão controlador.

Por exemplo, qualquer usuário de um sistema que pressione algum botão, como por exemplo o botão fechar de algum programa, ele está disparando um evento do sistema que indica que o programa está sendo encerrado.

A primeira categoria de controlador é um controlador fachada (facade) que representa todo o sistema, o dispositivo ou o subsistema. A idéia é escolher uma classe cujo nome sugira uma cobertura, ou fachada, sobre as outras camadas da aplicação e que seja o ponto principal para as chamadas provenientes de interface com usuário para as camadas abaixo. Os controladores fachada são adequados quando não existem muitos eventos de sistema, ou quando não é possível, para a interface de usuário, redirecionar mensagens de eventos de sistema para controladores alternativos.

Quando o controlador fachada começa a levar o projeto a ficar com baixa coesão e alto acoplamento, o que ocorre quando o controlador começa a ficar “inchado”, com excesso de responsabilidades, é ideal utilizar um controlador para cada caso de uso do sistema. Um controlador de caso de uso é uma boa escolha quando existem muitos eventos de sistema com diferentes processos, ele fatora o seu tratamento em classes separadas administráveis e também fornece uma base para conhecer o estado do cenário do processo em andamento.

Um comentário:

jbbf disse...

Caro Maikon,
Boa capacidade de síntese.
Fez a totalidade das aulas.
Não contém bibliografia.
Texto denota que o aluno construiu conhecimento em torno do assunto.
Escreveu usando as próprias palavras.
Bom texto, não está muito resumido.
Texto demonstra que aluno pesquisou além do conteúdo das aulas.
Não contém erros conceituais.
Boa fluência na escrita do texto.
Texto expressa o conteúdo das aulas.

Nota:8,0
Destaque negativo:Só faltou a bibliografia e as citações.

Destaque positivo:Gostei muito. Completo, bem organizado