sábado, 21 de junho de 2008

XP - Extreme Programming

Aula 31


Extreme Programming (XP) é uma metodologia de desenvolvimento de software, nascida nos Estados Unidos ao final da década de 90. Vem fazendo sucesso em diversos países, por ajudar a criar sistemas de melhor qualidade, que são produzidos em menos tempo e de forma mais econômica que o habitual. Tais objetivos são alcançados através de um pequeno conjunto de valores, princípios e práticas, que diferem substancialmente da forma tradicional de se desenvolver software.


Esta metodologia prega que:

  • Indivíduos e interações entre eles são mais que processos e ferramentas;
  • Software em funcionamento é mais que documentação abrangente;
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; ·
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano.
Os valores da programação extrema se baseiam em:

Comunicação: Para que os desenvolvedores compreendam o que o cliente deseja e este último entenda os desafios técnicos que precisam ser vencidos, é preciso que haja comunicação entre as partes.

Coragem: Costuma-se dizer que a única constante em um projeto de software é a mudança. Clientes mudam de idéia com freqüência, mesmo quando fecham contratos nos quais, teoricamente, assumem o compromisso de não alterar o que está na especificação. Eles mudam porque aprendem durante o projeto e descobrem problemas mais prioritários a serem solucionados ou formas mais apropriadas de resolvê-los. Embora isso seja natural, gera uma preocupação para a equipe de desenvolvimento que, de tempos em tempos, precisa alterar partes do sistema que já estavam prontas, correndo o risco de se quebrar o que já vinha funcionando. È preciso coragem para enfrentar esses tipos de situações.

Feedback: Normalmente, quanto mais cedo descobrimos um problema, menos prejuízos ele pode causar e maiores são as chances de resolvê-lo de forma barata. Por isso, projetos XP estabelecem formas de encurtar ao máximo a defasagem de tempo entre o momento em que uma ação é executada e o seu resultado é observado. Assim, por exemplo, desenvolvedores procuram entregar novas funcionalidades no menor prazo possível, para que o cliente compreenda rapidamente as conseqüências daquilo que pediu. Os clientes, por sua vez, procuram se manter próximos dos desenvolvedores para prover informações precisas sobre qualquer dúvida que eles tenham ao longo do desenvolvimento.

Respeito: Respeito é um valor que dá sustentação a todos os demais. Membros de uma equipe só irão se preocupar em comunicar-se melhor, por exemplo, se se importarem uns com os outros. Respeito é o mais básico de todos os valores. Se ele não existir em um projeto, não há nada que possa salvá-lo. Saber ouvir, saber compreender e respeitar o ponto de vista do outro é essencial para que um projeto de software seja bem sucedido.

Simplicidade: O XP utiliza o conceito de simplicidade em inúmeros aspectos do projeto para assegurar que a equipe se concentre em fazer, primeiro, apenas aquilo que é claramente necessário e evite fazer o que poderia vir a ser necessário, mas ainda não se provou essencial.

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