domingo, 10 de fevereiro de 2008

Análise e Projeto Orientados a objeto

Aula 1 e 2

Análise e projeto orientados a objetos, quais são as diferenças entre eles e quais as definições de cada um.

A análise é a fase onde é feita o levantamento de informações que definirão as características do sistema, esse é um passo importante, pois não se trata somente de levantar dados aleatoriamente, mas de compreender o objetivo daquele sistema. No caso da análise orientada a objetos é onde é feita a representação dos objetos e suas estruturas, definições de classes, relacionamento entre objetos e classes, além de observar o comportamento dos objetos.

Já o projeto parte do ponto onde termina a análise, ou seja, inicia-se a partir dos dados levantados através da investigação feita pela análise, em outros termos, é uma investigação mais profunda, onde começa a surgir a solução para o problema.

Em uma linguagem mais simples, a análise é onde é definido o problema, entender o problema, já o projeto é a solução, criar soluções para o problema. Na análise as informações são para o cliente discutir e aprovar, já no projeto as informações são importantes apenas para o programador.

2 comentários:

jbbf disse...

Maikon,

Está bom mas só discordo de uma coisa, o projeto não é feito para o programador, também , mas o cliente e analistas tbem participam

Maikon Portela disse...

Professor,

Refiro-me às informações contidas em cada etapa, na etapa de análise as informações são trabalhadas para o cliente, ou seja, existe uma preocupação em modelar o sistema de acordo o cliente, e para isso há a necessidade de tal comunicação, já no projeto as informações são mais detalhadas, ou seja, é um aperfeiçoamento, uma lapidação do que foi feito na etapa de análise, e para isso as informações mais relevantes são destinadas aos programadores.
Isso foi o que entendi, mas caso esteje errado, por favor, fique a vontade para corrigir.