quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Diagramas de Interação

Aula 3


A UML é uma linguagem para especificação, documentação e melhor visualização de sistemas orientados a objetos. Ela permite que os desenvolvedores visualizem melhor os produtos do seu trabalho através de diagramas, mas não diz como fazê-los.

A UML possui diversos diagramas, sendo a maioria deles para a fase de análise, os mais importantes da fase de projeto são os diagramas de interação, estes diagramas são responsáveis por mostrar como as mensagens interagem entre os objetos, lembrando que essas mensagens se referem a métodos, e um objeto só se comunica com outro se conhecer os métodos deste, um objeto ainda pode mandar mensagens a outro mesmo quando ele não estiver ativo, ou até mesmo quando ainda não foi criado, isso é possível através do conceito de enfileiramento, basicamente como o cash de um sistema operacional. Os diagramas de interação podem se subdividir em dois: Diagrama de Seqüência e Diagrama de colaboração.

Diagrama de Seqüência:

Ilustram a interação entre os objetos através de raias que são colocadas sempre à direita de cada novo objeto, as mensagens para cada objeto seguem uma ordem vertical de cima para baixo, com isso a clareza dessas mensagens é evidente. As trocas de mensagens podem ser tanto síncronas, quando o controle é passado para o objeto que foi invocado até que esse método termine sua execução, quanto assíncrona, quando o controle é passado diretamente para o objeto que invoca o método.

Particularmente é um bom diagrama para se trabalhar, pela simplicidade e pela fácil localização de mensagens.

Ex:

Diagrama de colaboração:

O diagrama de colaboração, diferentemente do diagrama de seqüência, procura dá ênfase na localização estrutural dos objetos e não na ordem temporal das mensagens destes objetos, a identificação dos objetos é feita através de enumeração, uma vez que estes ficam misturados, é difícil identificá-los, assim como no de seqüência, um objeto é representado por um retângulo e a convenção na troca de mensagens também é a mesma.

O diagrama de colaboração possui uma notação mais complexa, mas são os mais adequados para explicar ou demonstrar rapidamente um processo na lógica de um programa.

Ex:

Referências:

Unicap

Elementos da UML

Nenhum comentário: